top of page
WhatsApp Image 2020-02-29 at 12.37.15.jp

EMDR®

EMDR® (Eye Movement Desensitization and Reprocessing - Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) 


Técnica desenvolvida por Francine Shapiro, em 1987, para dessensibilização de traumas, que depois se estendeu para o tratamento de outras doenças psiquiátricas e psicossomáticas e também para favorecer melhor desempenho em atividades diversas, desde aprendizado, até desempenho em esportes por exemplo.


Existem muitos estudos científicos com esta técnica e ela só é ensinada para profissionais da saúde.


É uma técnica catártica, o que significa que sua aplicação pode desencadear a liberação intensa de emoções e o reviver de situações dolorosas e traumáticas; no entanto, nem sempre a catarse ocorre; muitas vezes desde o início da aplicação da técnica ocorre apenas um alívio progressivo e contínuo dos sintomas. Isto vai depender tanto da memória que está sendo abordada quanto da pessoa que está sendo tratada.

Quem pode receber sessões de EMDR® e para que são utilizadas?

O EMDR® pode ser aplicado em adultos e também em crianças.

O EMDR® deve ser utilizado dentro de um processo terapêutico, ou seja, primeiro a pessoa vai passar por uma ou mais consultas para avaliação do que precisa ser tratado e também para o profissional saber se aquela pessoa pode receber a técnica em segurança, porque existem algumas condições em que o uso do EMDR® está contra-indicado; ou seja, nem todas as pessoas conseguem receber esta técnica.

Além disso estas primeiras consultas também vão preparar a pessoa para receber a técnica.

O EMDR® é excelente para tratar Transtornos do Estresse Pós-Traumático (TEPT), outras condições diferentes de TEPT decorrentes de qualquer tipo de traumas (abusos sexuais, assaltos, traumas decorrentes de acidentes, “bulling”, desastres naturais e outros tipos de violência, pessoas que serviram na guerra, etc), Transtornos de Ansiedade, Fobias e medos; por exemplo Fobia de fazer provas e dificuldades de aprendizado, Anorgasmia, Ejaculação Precoce, Depressão, dor crônica, insônia, Síndrome do pânico, luto, doenças psicossomáticas e entre outras questões emocionais que atrapalhem a pessoa.

Como são as sessões?

O terapeuta determina junto com o cliente o que será tratado em cada sessão, por exemplo: medo de andar de avião, medo de falar em público, ou liberar uma situação traumática, ou melhorar o desempenho em alguma atividade, etc.

Com o foco definido, o terapeuta vai aplicar estímulos visuais, auditivos ou táteis alternados no cliente enquanto ele se mantém focalizando o que está sendo tratado e a partir disto o terapeuta conduz o trabalho de acordo com a forma que o cliente for reagindo ao processo, que poder ser autorresolutivo ou pode exigir intervenções do terapeuta que auxiliem a pessoa a  resolver o conteúdo emocional que surgir.

O que a pessoa sente durante a aplicação do EMDR®?

A pessoa pode sentir que seus incômodos vão diminuindo e aliviando progressivamente conforme a técnica vai sendo aplicada ou também pode acontecer de inicialmente os incômodos piorarem para posteriormente começarem a melhorar.  Devido à possibilidade de piora dos incômodos no início da aplicação, nunca começamos um atendimento com EMDR® no fim de um atendimento terapêutico, porque precisamos do horário inteiro para ter segurança de que o conteúdo trabalhado poderá ser tratado adequadamente para que a pessoa possa sair bem do atendimento.

Quanto tempo dura uma sessão de EMDR®?

As sessões duram de 50 a 60 min.

Existe um número de sessões necessárias e algum intervalo recomendado entre elas?

É recomendado que sejam feitas sessões frequentes, isto pode ser semanal, quinzenal ou ainda mais de uma vez por semana, até que as questões da pessoa tenham sido resolvidas. O intervalo entre as sessões vai depender de diferentes fatores para cada cliente, mas em geral não se faz intervalos maiores do que a cada 15 dias.

O que a pessoa deve esperar depois de uma sessão de EMDR®?


Esta técnica acelera muito os resultados dos processos psicoterápicos e, dependendo do tipo de problema e da estrutura  psicológica mais profunda da pessoa, o EMDR® pode produzir resultados muito rapidamente. 

Mesmo os resultados sendo mais rápidos, não é possível saber de antemão quantas sessões cada pessoa vai precisar fazer.

É frequente ocorrer a diminuição das doses dos medicamentos após a utilização desta técnica, porque ao resolver os traumas a necessidade de medicamentos diminui.

EMDR
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page